28 abril 2014

Projeto Espaços de Sombra e Teatro - Pesquisas III

No texto Sombra: história de luz e teatro, Jerson Fontana faz uma reflexão sobre o Teatro de Sombras, feita a partir de leituras e de relatos de sua participação no Laboratório Sentimento do Mundo, desenvolvido pelo grupo italiano Gioco Vita, no Rio de Janeiro.
O texto, que integra as pesquisas do Projeto Espaços de Sombra e Teatro,  destaca algumas características importantes da história e estética do Teatro de Sombras:
O laboratório tornou evidente para mim que o teatro de sombra necessita de um mergulho para dentro nós mesmos para uma assimilação do universo do teatro de sombra e, paralelamente, o domínio da técnica para a sua execução. Pode-se pensar que é óbvia essa questão de olhar para dentro de si, pois é esse mergulho que possibilita a verdade também nas outras formas teatrais e nas artes em geral. Contudo, o teatro de sombra tem uma peculiaridade com relação às outras formas teatrais, nas quais o elemento material é o que faz a ação teatral: o corpo do ator, boneco, máscara, objeto. Enquanto no teatro de sombra a ação teatral é feita por uma imagem: a sombra.
Para ler o texto integral, clique aqui.
Imagens das criações feitas no Laboratório Sentimento do Mundo. Oficina sobre Teatro de Sombras desenvolvido pelo grupo italiano Gioco Vita, na Aldeia de Arcozelo, Rio de Janeiro (1995). Jerson Fontana foi aluno da oficina, promovida pela FUNARTE, Associação Brasileira de Teatro de Bonecos e Instituit International de la Marionnette – França. Fotos de arquivo.
Clique na imagem para ampliar


Nenhum comentário:

Postar um comentário